Chek List do Veículo
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Embora descrita
e prevista em qualquer manual do proprietário de todo o veículo, a
Manutenção Preventiva não é praticada após o veículo sair do período
de garantia da montadora. Com isso, o que se vê nas ruas é um grande número
de automóveis com sistemas defeituosos, carros sem condições de
rodagem, além de prosperar o mercado de auto-socorro e carros-guincho.
Essa situação é agravada, ainda mais, pela inexistência da inspeção
veicular periódica, que com certeza irá reprovar um percentual superior
a 50% dos automóveis que circulam pelas ruas, avenidas e estradas do país.
No entanto, já existe alguma “luz no fim do tunel”, com as recentes
promessas de delegar para os governos municipais a responsabilidade de
implantar a Inspeção Técnica Veicular em cidades com frotas superiores
a de três milhões de veículos. Outro ponto positivo é a pressão
exercida pela sociedade por mais segurança no trânsito e as pesadas
multas previstas no Código Nacional de Trânsito para veículo parado em
vias públicas por falta de combustível ou em más condições de
conservação. No bolso - Só
para ter idéia dos valores, um veículo com os faróis desregulados pode
ser multado em R$ 117,17 (o que equivale ao custo aproximado de seis
verificações e regulagem do sistema de iluminação e sinalização do
veículo) e adicionar 5 pontos ao prontuário de seu condutor; parar no trânsito
por falta de combustível acarreta um ônus de R$ 77,22 e 4 pontos na
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor (algo em torno de 60
litros de combustível no tanque); conduzir veículo em más condições
de conservação pode acarretar uma multa no valor de R$ 117,17 e mais
cinco pontos (com essa importância é possível pagar dois pacotes de
verificação veicular anunciado por um centro automotivo na cidade de São
Paulo, que inclui freios, suspensão, escapamento, nível de lubrificantes
e fluídos dos sistemas hidráulicos e de arrefecimento, rodízio de pneus
com alinhamento e balanceamento. O que falta - O
ponto de partida para a Campanha Nacional Pela Manutenção Preventiva,
lançada pelo jornal
Oficina Brasil, é a informação. É fundamental que o
profissional da reparação automotiva tenha argumentos para apresentar ao
proprietário do veículo as vantagens dessa prática,
sem que isso tenha qualquer conotação de oportunismo ou má intenção.
A argumentação deve ser técnica, sólida, embasada em prescrições de
manuais, e normas/procedimentos industriais. Se o mecânico
é o profissional escolhido pelo cliente para orientação e aval na
aquisição de um veículo, por que não tê-lo como um consultor quando o
assunto é cuidar do automóvel selecionado. Um modelo - Uma
primeira sugestão é fazer um acompanhamento do veículo do cliente. É
raro o proprietário do automóvel manter um relatório sobre a manutenção
do carro; ninguém registra e acompanha quando foi feita a última revisão
nos freios, quais componentes foram trocados, etc. Quando muito, monitora
os intervalos de troca de óleo. Para poder vender serviço preventivo,
cabe ao mecânico manter esses controles para o seu cliente. Neste
sentido, um computador na oficina pode ajudar muito, pois é possível
registrar na ficha do cliente todos os itens revisados, trocados, anotando
datas e quilometragens. Uma das grandes dificuldades que se enfrenta na
venda do serviço preventivo é a elaboração de uma tabela de verificações
( check-list) que envolva todos os itens de possível verificação. Falta
informação dos próprios fabricantes, e itens importantes são
desconsiderados. Para se ter uma idéia, as fábricas praticamente não
prevêem qualquer tipo de serviço preventivo para o sistema de injeção
de combustível, dando a entender que o sistema funciona sem qualquer
necessida de revisão periódica. Um dos desafios do Programa Nacional
pela Manutenção Preventiva é desenvolver uma tabela (ainda que genérica), envolvendo
todos os itens passíveis de serviço preventivo. Esta tabela, na mão do
mecânico, torna-se um forte argumento de venda de serviços para o
cliente. Ao lado, apresentamos um trabalho que pode servir de início para
a formulação da tabela definitiva. Leia com atenção e mande sua sugestão.
Manutenção Preventiva é assunto sério e merece sua colaboração. LEIA E ARQUIVE. 1. Check-list Dados do cliente - nome, endereço, telefones (residencial, comercial , celular,
pager) Dados do Veículo - marca, modelo, ano, placa, quilometragem, outras observações Obs.: Estes são
prazos sugeridos, no entanto, de acordo com a utilização, hábitos do
condutor, características do trânsito e outros fatores esses
intervalos podem ser alongados ou reduzidos. (1) estes
prazos podem ser antecipados em função de ocorrências como veículo
puxando para um dos lados, percepção do motorista de alterações na
dirigibilidade do veículo, queda em buracos ou choques das rodas em obstáculos. (2) veículos
com sistema de alimentação de combustível por carburador (3) veículos
equipados com sistema de injeção eletrônica Tabela GenÈrica
de ManutenÁ„o Preventiva - linha leve ITEM CHECADO
INTERVALO
TAREFA Sistema Elétrico Iluminação
..................... Mensal ...................... Verificar lâmpadas e
checar fusíveis. Bateria
......................... a cada 10.000 km ....... Verificar nível dágua
(se necessário) e avaliar carga. Sistema de
arrefecimento Solução
........................ Semanal .................. Verificar volume total
e proporção de aditivo. Limpeza do
sistema ......... a cada 30 mil km ...... Drenar, limpar sistema e repor
solução. Pneus Rodízio de
pneus ............. a cada 8.000 km ....... Verificar desgaste e seguir
procedimentos. Calibragem de
pneus......... a cada 1.000 km ....... Conferir pressão correta. Alinhamento das
rodas ..... a cada 10.000 km (1) .Seguir procedimentos. Balanceamento
das Rodas . a cada 10.000 km (1) .Seguir procedimentos. Freios Fluido de freio
................. a cada 10.000 km ..... Substituir conforme orientação
do fabricante. Pastilhas
........................ a cada 10.000 km ..... Avaliar e substituir
quando houver desgaste. Discos
........................... a cada 10.000 km ..... Avaliar e substituir
quando houver desgaste. Servo-freio
..................... a cada 40.000 km ..... Avaliar acionamento do pedal. Sistema de
emissões de gases e ruídos Sistema de
escapamento ... a cada 20.000 km ..... Verificar integridade do conjunto. Catalisador
...................... a cada 20.000 km ..... Verificar eficiência e
integridade do sistema. Suspensão e
rodas Amortecedores
................ a cada 10.000 km ...... Trocar a cada 40.000 km
preventivamente. Molas
............................. a cada 10.000 km ...... Trocar a cada 40.000
km preventivamente. Pivôs, buchas
e terminais.... a cada 40.000 km ...... Checar quanto a folgas e
vazamentos. Juntas homocinéticas
........ a cada 10.000 km ....... Trocar quando houver danos ou
vazamentos. Rolamentos das
rodas ........ a cada 20.000 km (1)...Verificar ruídos e folgas. Sistema de
Transmissão e Câmbio Óleo do câmbio
................. a cada 10.000 km ...... Trocar conforme orientação do
fabricante. Checagem da
transmissão ... a cada 40.000 km ...... Verificar sistema e acionamento. Embreagem........................
a cada 20.000 km ...... Verificar folgas e sistema de acionamento. Cabos e sistema
de acionamento....a cada 20.000 km ...... Substituir, se necessário. Sistema de
alimentação de combustível Velas
................................ a cada 10.000 km ....... Trocar a cada
20.000 km preventivamente. Platinado/condensador/alternador...a
cada 10.000 km ...... verificar e avaliar. Carburador (2)
.....................a cada 20.000 km ....... Limpeza e regulagem. Válvulas
injetoras (3) ............a cada 30.000 km ....... Análise e limpeza do
sistema. Filtro de
combustível ............ a cada 20.000 km ....... trocar preventivamente. Filtro de ar
......................... a cada20.000 km ........ trocar preventivamente. Sistema de injeção
............... a cada 30.000 km ....... avaliação e limpeza. Flexíveis e
mangueiras ........... a cada 20.000 km ....... avaliação e substituição
se necessário. Cabos do
acelerador .............. a cada 20.000 km ....... verificar e substituir
se necessário. Motor Óleo
................................... semanal ...................... checar
nível de óleo. Filtro de óleo
........................ a cada 5.000 km .......... trocar preventivamente
a cada 10.000 km. Correias
............................... a cada 20.000 km ......... trocar
preventivamente a cada 40.000 km. Motor
................................. a cada 10.000 km ......... verificar
funcionamento e limpeza de câmaras, cabeça dos pistões, válvulas e
outros componentes. Sistema de ar
condicionado Checagem do ar
condicionado. .... a cada 20.000 km .......... verificação e limpeza. Correia do
compressor ............... a cada 40.000 km .......... substituir
preventivamente. Outros itens Limpadores de pára-brisas
.......... a cada 20.000 km .......... trocar preventivamente. Fechaduras e
cabos de abertura dos capôs ....... a cada 20.000 km ... verificar e
lubrificar. Revisão geral
.... a cada 30.000 km ... avaliação completa de todos os sistemas e
troca programada de itens. Mande sua sugestão ou crítica e vamos juntos compor o modelo de “check-list” ideal para a Campanha Nacional pela Manutenção Preventiva. |
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