Cuidados com as oficinas mecânicas
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ATENÇÃO
DOBRADA Cuidados com oficinas mecânicas Conserto de
automóvel em oficina mecânica é quase sempre sinônimo de dor-de-cabeça
e preços altos. O consumidor deve exigir um orçamento prévio, peças
originais e vistoriar o veículo ao deixá-lo e retirá-lo da oficina. Deixar um veículo para reparos e consertos em
uma oficina mecânica é quase sempre sinônimo de dor-de-cabeça,
problemas e preços altos. Para evitar desgastes na hora de contratar o
serviço de um mecânico ou funileiro a Fundação Procon o dá algumas
dicas aos consumidores. Para quem é leigo em mecânica, funilaria e
pintura o ideal é procurar profissionais recomendados através de
familiares e amigos que já tenham utilizado de seus serviços. Antes de
fechar um acordo sobre o conserto, é essencial pesquisar bem e comparar
os preços, facilidades de pagamento e qualidade do serviço. O consumidor deve exigir um orçamento prévio
do conserto ou reparo. Caso o mecânico cobre por este serviço, ele deve
avisar com antecedência, pois se decidir cobrar após a vistoria do veículo,
sem avisar, o dono do carro não é obrigado a pagar. "Normalmente, o
orçamento é gratuito, mas se for cobrado sem o aviso prévio, o
consumidor não deve pagar nada", afirmam os técnicos da área de
serviços do Procon. Exija um orçamento completo com a descrição
minuciosa dos problemas apresentados pelo veículo e também das peças e
serviços que serão utilizados. Além disso, devem estar listados a mão-de-obra,
os valores de cada peça e serviço, as condições de pagamento, as datas
de início e término dos serviços e o prazo de validade e de garantia do
serviço. Peças trocadas devem ser originais Todas as peças trocadas devem ser originais de
fábrica. Caso as peças de reposição não sejam originais, o consumidor
deve ser avisado. O ideal é evitar que a peças a serem substituídas
sejam compradas pelo próprio mecânico, porque geralmente a cotação
deste profissional é mais cara que a cobrada pelo mercado de autopeças. O consumidor deve solicitar a lista do material
necessário e comprar em lojas especializadas ou revendedoras, onde os preços
são mais baratos. Caso os funcionários da oficina se negarem a trabalhar
desta forma, apresente o artigo 21 do Código de Defesa do
Consumidor, que diz que as peças só poderão ser recondicionadas
mediante autorização do consumidor. O cliente pode pedir devolução das
peças que foram substituídas. Para evitar prejuízos maiores do que o conserto
de seu automóvel, solicite um documento protocolado relatando as condições
gerais do carro, onde devem estar descritos a quilometragem e o nível de
combustível no momento de chegada a oficina. O consumidor deve evitar
deixar objetos de valor e uso pessoal no veículo durante sua estadia na
oficina. Consumidor deve vistoriar o veículo no
momento da entrega No momento da entrega do veículo, o consumidor
deve fazer uma vistoria completa sobre o estado geral do veículo,
certificando-se que não existem amassados, riscos, equipamentos
quebrados, combustível a menos. Aproveite para testar o carro junto com o
mecânico dando uma voltas nas redondezas da oficina, verificando se não
existe nenhum problema com o motor ou barulhos de peças soltas. Só
retire o automóvel após o serviço completo. Se houver algum problema, formalize o problema
em um documento assinado pelo mecânico responsável. Caso não aconteça
entendimento amigável entre as partes, registre um boletim de ocorrência
na delegacia mais próxima do estabelecimento e depois registre sua
reclamação no Procon. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a
oficina deve oferecer uma garantia legal de, no mínimo, 90 dias para
qualquer serviço executado. Se o serviço não estiver a contento, o
contratante poderá exigir alternativamente, nova execução do serviço,
a restituição da quantia paga atualizada monetariamente, ou o abatimento
proporcional do preço. Exija sempre nota fiscal discriminada contendo tudo o que foi disposto no orçamento, assim como os dados do veículo e das partes envolvidas. Em caso de problemas denuncie o estabelecimento no Procon. |
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