Ao Comprar Uma Motocicleta
|
Saiba Aqui os Cuidados que Deve Tomar O
Comprar uma Motocicleta Usada SAIBA O QUE VERIFICAR EM MOTOS USADAS Antes de comprar uma moto usada, é preciso examinar seu estado de conservação |
Compra
de motos usadas: Esse
é um assunto delicado, quando não se tem dinheiro para comprar uma moto
zero km de nível racing, acaba procurando uma usada, mas isso acontece
ainda mais porque as motos usadas são super desvalorizadas,
principalmente as racing, porque? Simples, pela filosofia de construção,
são veiculos muito expostos a quedas, e isso prejudica na hora de vender,
ninguém quer comprar uma moto que não esteja em bom estado. Seja
rigoroso de acordo com a kilometragem da moto.
Motor:
É a análise mais díficil, primeiro passo é observar se esta ocorrendo
fugas de óleo nos cabeçotes, segundo passo, ligue a moto e acelere no
pico do giro, até o primeiro traço vermelho do conta-giros, se a moto
demonstrar entopimento, fadigas, quer dizer que o motor não anda nada bem
de vida útil, o terceiro passo para você tirar a conclusão final, é
fazer acelerações e desalerações continuas e bruscas, depois observe
se sai uma fumaça meio azulada do escapamento, se sair é porque o motor
esta queimando óleo, não compre! Então já sabe, faça os 3 passos no
motor da moto. Quadro:
No quadro da moto
é importante você analisar a suspensão, veja se ela esta alinhada de
forma correta com o quadro da moto, observe se a carenagem esta bem
encaixada, se você perceber algo fora do normal no quadro, desista na
hora, pois uma moto que esta com um quadro amaçado com certeza estará
com outros problemas, essas certeza se da pelo fato que para amaçar um
quadro de uma moto é preciso uma "pancada muito brusca". Elétrica:
Já a parte elétrica não é tão importante, não só pelo baixo custo
de manutenção mas pelo fato que ser o componente que menos estraga em
tombos. Rolamentos,
Suspensões e freio:
Para você analisar essas partes é preciso que você faça uma breve
pilotagem na moto, o lugar mais propício para aparecer os problemas nas
tais partes é em pisos acidentados e em decidas, ou seja, tente convencer
o dono da moto para você leva-la em uma serra. Observem
e façam o seguinte: -
Dar algumas voltas com a moto também é recomendável. Só assim é possível
sentir se os engates do câmbio estão duros e se o motor emite ruídos
acentuados. -
As motos enganam menos que os carros, porque a maioria de suas peças é
visível. -
Lugares onde a sujeira fica mais impregnada podem indicar vazamento de óleo.
-
Deve-se verificar se a roda dianteira está alinhada com a traseira.
Desalinhamento é sinal de que o veículo sofreu algum acidente. -
Para saber se a moto está com desgaste de anel, é aconselhável colocar
uma folha de papel na saída do escapamento. Se o papel sair com manchas
pretas, a peça deve ser trocada. -
Retire o banco e o tanque para observar a aparência do chassis. Marcas de
solda ou pinturas diferentes não devem existir. Desde
1986, numeração do chassi passou a ter 17 números. -
O reparo no tanque de combustível é difícil de ser feito e fica com
emendas aparentes. A pintura original de lisa e brilhante. A repintura
fica grosseira e opaca. -
Observe se a marcha lenta é constante e não falha. Caso a moto tenha
conta giros, ele deve marcar entre 1.200 rpm e 1.400 rpm em marcha lenta. -
O normal é que a regulagem do amortecedor esteja até a terceira posição.
Regulagem na quinta posição significa que a eficiência da peça está
comprometida. -
Pneus gastos no meio indicam que a moto roda mais na cidade. Isso faz que
o motor esquente mais e haja falhas de refrigeração. Pneus mais gastos
de um lado representa empeno do quadro, da balança ou frente. -
A moto que rodou muito pode apresentar problemas de folgas na corrente de
transmissão e desgaste na coroa e nos dentes. -
Verifique o alinhamento da motocicleta. As rodas tem que estar na mesma
linha, isto é, olhando por trás não se vê a roda dianteira. -
Retire a vela e observe a coloração do eletrodo. Tem de estar marrom. -
Verifique o óleo do motor. Quanto mais preto, pior. -
Verifique se há ferrugem dentro do tanque de combustível. -
Verifique o estado das cabeças dos parafusos. Parafusos espanados é mal
sinal. -
Levante a roda dianteira do chão e vire o guidão de um lado para outro e
verifique se existe "calo" ou folga. -
Balance as rodas para verificar a folga dos rolamentos. -
Verifique se há vazamentos de óleo nos amortecedores ou no motor. -
Verifique se existem vibrações estranhas. -
Leve em consideração alguns absurdos, como: A bolha da carenagem da
Sahara custa quase que o valor do quadro da moto. -
Peça ao seu mecânico de confiança para que avalie e faça um orçamento
e a situação geral da motocicleta, antes de fechar o negócio. -
É aconselhável verificar se todo o sistema elétrico (farol, pisca e
luzes do painel )funciona bem. -
Consulte o DETRAN para saber se há multas, se IPVA e seguro obrigatório
estão pagos e checar se a moto é realmente do vendedor. Veja
como proceder: -
verifique atentamente licenciamento, IPVA, e seguro obrigatório: todos
devem estar em dia; -
o documento original deve estar de acordo com o índice Nacional de Veículos
(com código do fabricante, identificação do modelo e número seqüencial
do chassi); -
cheque o número do chassi, que deve ter 17 dígitos; -
com a moto ligada, cheque o motor (não deve apresentar ruídos metálicos);
-
verifique se há vazamento de óleo; -
verifique se a pintura é original; -
cheque a parte elétrica (faróis, lanternas baterias); -
verifique as condições de uso dos pneus e do conjunto
corrente/coroa/pistão; -
peça para o seu Despachante de confiança fazer uma pré vistoria e uma
consulta junto ao DETRAN para averiguar a situação cadastral da
motocicleta, quanto ao IPVA, multas, licenciamentos, da existência ou não
de restrições, furtos/roubos e as características da
moto/documentos/cadastro. -
faça sempre um contrato de compra e venda, colocando as condições
gerais da moto, preço, garantia, transferência, documentos,
responsabilidade de cada parte. (Recibo
de compra e venda de veiculo automotor com responsabilidades)
ATENÇÃO:
Se você não tem conhecimento sobre o assunto, aconselho que leve a moto
à um mecânico, essas dicas acima servem para motociclistas que tenham um
pré requisito no assunto. Bom,
é isso.. Acho que se você seguir esses conselhos que descrevi acima, você
dificilmente terá problemas com sua moto usada.
|
|