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Ao Comprar Uma Motocicleta

Saiba Aqui os Cuidados que Deve Tomar O Comprar uma Motocicleta Usada

SAIBA O QUE VERIFICAR EM MOTOS USADAS

Antes de comprar uma moto usada, é preciso examinar seu estado de conservação

Compra de motos usadas: Esse é um assunto delicado, quando não se tem dinheiro para comprar uma moto zero km de nível racing, acaba procurando uma usada, mas isso acontece ainda mais porque as motos usadas são super desvalorizadas, principalmente as racing, porque? Simples, pela filosofia de construção, são veiculos muito expostos a quedas, e isso prejudica na hora de vender, ninguém quer comprar uma moto que não esteja em bom estado.

Seja rigoroso de acordo com a kilometragem da moto.

Motor: É a análise mais díficil, primeiro passo é observar se esta ocorrendo fugas de óleo nos cabeçotes, segundo passo, ligue a moto e acelere no pico do giro, até o primeiro traço vermelho do conta-giros, se a moto demonstrar entopimento, fadigas, quer dizer que o motor não anda nada bem de vida útil, o terceiro passo para você tirar a conclusão final, é fazer acelerações e desalerações continuas e bruscas, depois observe se sai uma fumaça meio azulada do escapamento, se sair é porque o motor esta queimando óleo, não compre! Então já sabe, faça os 3 passos no motor da moto.

Quadro: No quadro da moto é importante você analisar a suspensão, veja se ela esta alinhada de forma correta com o quadro da moto, observe se a carenagem esta bem encaixada, se você perceber algo fora do normal no quadro, desista na hora, pois uma moto que esta com um quadro amaçado com certeza estará com outros problemas, essas certeza se da pelo fato que para amaçar um quadro de uma moto é preciso uma "pancada muito brusca".

Elétrica: Já a parte elétrica não é tão importante, não só pelo baixo custo de manutenção mas pelo fato que ser o componente que menos estraga em tombos.

Rolamentos, Suspensões e freio: Para você analisar essas partes é preciso que você faça uma breve pilotagem na moto, o lugar mais propício para aparecer os problemas nas tais partes é em pisos acidentados e em decidas, ou seja, tente convencer o dono da moto para você leva-la em uma serra.

Observem e façam o seguinte:

- Dar algumas voltas com a moto também é recomendável. Só assim é possível sentir se os engates do câmbio estão duros e se o motor emite ruídos acentuados.

- As motos enganam menos que os carros, porque a maioria de suas peças é visível.

- Lugares onde a sujeira fica mais impregnada podem indicar vazamento de óleo.

- Deve-se verificar se a roda dianteira está alinhada com a traseira. Desalinhamento é sinal de que o veículo sofreu algum acidente.

- Para saber se a moto está com desgaste de anel, é aconselhável colocar uma folha de papel na saída do escapamento. Se o papel sair com manchas pretas, a peça deve ser trocada.

- Retire o banco e o tanque para observar a aparência do chassis. Marcas de solda ou pinturas diferentes não devem existir.  Desde 1986, numeração do chassi passou a ter 17 números.

- O reparo no tanque de combustível é difícil de ser feito e fica com emendas aparentes. A pintura original de lisa e brilhante. A repintura fica grosseira e opaca.

- Observe se a marcha lenta é constante e não falha. Caso a moto tenha conta giros, ele deve marcar entre 1.200 rpm e 1.400 rpm em marcha lenta.

- O normal é que a regulagem do amortecedor esteja até a terceira posição. Regulagem na quinta posição significa que a eficiência da peça está comprometida.

- Pneus gastos no meio indicam que a moto roda mais na cidade. Isso faz que o motor esquente mais e haja falhas de refrigeração. Pneus mais gastos de um lado representa empeno do quadro, da balança ou frente.

- A moto que rodou muito pode apresentar problemas de folgas na corrente de transmissão e desgaste na coroa e nos dentes.

- Verifique o alinhamento da motocicleta. As rodas tem que estar na mesma linha, isto é, olhando por trás não se vê a roda dianteira.

- Retire a vela e observe a coloração do eletrodo. Tem de estar marrom.

- Verifique o óleo do motor. Quanto mais preto, pior.

- Verifique se há ferrugem dentro do tanque de combustível.

- Verifique o estado das cabeças dos parafusos. Parafusos espanados é mal sinal.

- Levante a roda dianteira do chão e vire o guidão de um lado para outro e verifique se existe "calo" ou folga.

- Balance as rodas para verificar a folga dos rolamentos.

- Verifique se há vazamentos de óleo nos amortecedores ou no motor.

- Verifique se existem vibrações estranhas.

- Leve em consideração alguns absurdos, como: A bolha da carenagem da Sahara custa quase que o valor do quadro da moto.

- Peça ao seu mecânico de confiança para que avalie e faça um orçamento e a situação geral da motocicleta, antes de fechar o negócio.

- É aconselhável verificar se todo o sistema elétrico (farol, pisca e luzes do painel )funciona bem.

- Consulte o DETRAN para saber se há multas, se IPVA e seguro obrigatório estão pagos e checar se a moto é realmente do vendedor.

Veja como proceder:

- verifique atentamente licenciamento, IPVA, e seguro obrigatório: todos devem estar em dia;

- o documento original deve estar de acordo com o índice Nacional de Veículos (com código do fabricante, identificação do modelo e número seqüencial do chassi);

- cheque o número do chassi, que deve ter 17 dígitos;

- com a moto ligada, cheque o motor (não deve apresentar ruídos metálicos);

- verifique se há vazamento de óleo;

- verifique se a pintura é original;

- cheque a parte elétrica (faróis, lanternas baterias);

- verifique as condições de uso dos pneus e do conjunto corrente/coroa/pistão;

- peça para o seu Despachante de confiança fazer uma pré vistoria e uma consulta junto ao DETRAN para averiguar a situação cadastral da motocicleta, quanto ao IPVA, multas, licenciamentos, da existência ou não de restrições, furtos/roubos e as características da moto/documentos/cadastro.

- faça sempre um contrato de compra e venda, colocando as condições gerais da moto, preço, garantia, transferência, documentos, responsabilidade de cada parte. (Recibo de compra e venda de veiculo automotor com responsabilidades)

ATENÇÃO: Se você não tem conhecimento sobre o assunto, aconselho que leve a moto à um mecânico, essas dicas acima servem para motociclistas que tenham um pré requisito no assunto.

 

Bom, é isso.. Acho que se você seguir esses conselhos que descrevi acima, você dificilmente terá problemas com sua moto usada.


Para maiores informações ligue para a Central de Atendimento DESTRAN Fone/Fax: 55-3538-1289 / 3538-1090, ou  através correio eletrônico E-mail destran@destran.com.br


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