Sociologia do Trânsito
|
1.SOCIOLOGIA
DO TRÂNSITO 1.1.Considerações
Gerais - O homem, como
os outros animais, tem a locomoção como necessidade e meio para garantir
sua sobrevivência. Caçar, pescar, plantar e colher, montar, organizar,
proteger-se são exemplos de atividades humanas que requerem movimento. O
indicador de que algo ou alguém está vivo é o movimento dos pulmões e
do coração. É
difícil determinar quando, como e onde o homem começou a criar recursos
ou meios que, além de suas próprias pernas, o auxiliassem a locomover-se
melhor, carregando mais, para mais longe e com maior rapidez. Estudar,
trabalhar, ir ao banco, ao mercado, ao médico, passear, etc, ou seja,
viver o dia-a-dia, envolve um contínuo “ ir e vir”, direito garantido
a todo cidadão pelo nosso conjunto de leis fundamentais, a Constituição. Toda
a atividade humana envolve relações entre as pessoas ou partes. A troca
de bens materiais e/ou financeiros, de serviços, de idéias, de
sentimentos está sempre de alguma forma presente na vida das pessoas, e
é condição para o desenvolvimento de uma sociedade. Esse
desenvolvimento só poderá ser bem sucedido se houver uma organização e
respeito entre as pessoas em todos os aspectos que envolve a situação. 1.2
- Os transportes na sociedade - É
inegável a importância do papel que os transportes têm desempenhado na
Civilização no que se refere ao processo econômico, social e político.
Embora essas funções estejam intrinsecamente ligadas, procuraremos neste
item mostrar a relação do transporte com cada um desses aspectos. 1.3
- O papel dos transportes na economia - -
A economia preocupa-se
basicamente com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços
necessários aos seres humanos. -
Como os recursos materiais não estão distribuídos de forma homogênea
na superfície terrestre nem tão pouco a produção de bens de consumo e
de serviços, torna-se necessária a utilização de meios de transporte
para a distribuição desses bens a todas as populações. 1.4.
Os transportes e o processo social - -
Quando os povos viviam em tribos nômades, precisando estar sempre se
locomovendo em busca de alimentos, o transporte representava um papel
preponderante no seu dia-a-dia, inclusive limitando a possibilidade de
produzir objetos de maior porte. -
Uma vez que esses povos passaram a armazenar seus alimentos e puderam
formar aglomerações que deram origem às cidades, o transporte teve o
seu papel modificado, passando a ser o de trazer até essas localidades os
recursos naturais existentes no seu ¨hinterland ¨, ou seja, nas regiões
vizinhas. -
Muitos desses estabelecimentos populacionais se formaram junto a locais
estratégicos no que se refere á facilidade de transporte de modo a
possibilitar não só relações de troca com o seu ¨hinterland ¨ como
também o comércio com povos vizinhos. -
Um exemplo bastante esquemático de como a facilidade de transportes pode
influenciar no tamanho de uma aglomeração é dado a seguir. *
Supondo que capacidade de produção de alimentos necessários e abastecer
a população de uma cidade seja proporcional á área utilizada, a
duplicação da distância máxima a ser atingida a partir dessa cidade
devido a uma melhoria dos transportes quadruplicaria a área útil de
plantio, o que permitiria, portanto, um aumento de quatro vezes na população
da cidade. -
outro aspecto importante da influência do transporte no processo
locacional é o da jornada para o trabalho, responsável por cerca e 70 %
das viagens que ocorrem numa cidade moderna. *
Até o desenvolvimento dos primeiros meios de transporte público, a
maioria das pessoas só podia se deslocar cerca de 3 ou 4 Km para ir
trabalhar, que é a distância que pode ser percorrida a pé no
intervalo de uma hora. *
Com o desenvolvimento desses novos meios de transporte, com bondes (
inicialmente a tração animal ), as distâncias máximas foram aumentando
e permitiram a localização mais distante das pessoas em relação aos
seus empregos. *
Posteriormente, o desenvolvimento do transporte particular ( automóvel )
aumentou ainda mais a mobilidade da população mais rica, permitindo a
sua localização em áreas mais agradáveis e distantes do centro. -
É importante frisar que não são os meios de transporte que determinam
os padrões sociais nem o desejo das pessoas se localizarem em alguma área,
mas atua como um limitador na sua localização, tanto maior quanto menor
for a sua renda. a existência das favelas é um exemplo típico de como
certas classes sociais tentam resolver esse problema. 1.5
- A Função política dos transportes - -
Os transportes sempre desempenham um papel importante no aspecto da estratégia
militar, permitindo a movimentação de tropas não só para fins de
conquistas como também para permitir a manutenção de um grupo ou classe
social no poder. Um exemplo típico é o sistema viário construído pelos
romanos, de excelente qualidade e do qual existem partes utilizadas até
hoje. -
Outro aspecto que ressalta importância da relação entre os transportes
e a política decorre de que todo processo de tomada de decisão que
ocorre na sociedade é fundamentalmente político. Assim, por exemplo, a
escolha entre privilegiar o transporte individual ou desenvolver um
sistema eficiente de transporte coletivos reflete de alguma forma as relações
de poder existentes nessa sociedade. Da forma, por exemplo, a decisão
sobre quem deve pagar os custos de transporte é essencialmente política. 1.6
- Sistema Viário - A
demanda de transportes é uma conseqüência direta do funcionamento e das
atividades de uma cidade. Portanto um planejamento da rede viária ou dos
sistemas de transportes independentes do planejamento do uso do solo na
cidade, origina contínuas dificuldades e conduz inevitavelmente ao
fracasso. O
conjunto do sistema viário é parte importante do patrimônio coletivo e
o investimento anual necessária para melhorar e conservar este patrimônio,
constitui uma porcentagem apreciável dos investimentos totais do poder público. 1.7
- Diretrizes Básicas do
Planejamento do Sistema Viário - A
finalidade imediata do sistema viário, integrado como elemento essencial
ao sistema de transportes, consiste em oferecer adequadamente um
transporte eficaz de pessoas e mercadorias. Como
parte integrantes da infra-estrutura do sistema de transporte, o mesmo não
pode ser único em uma cidade, formando juntamente com os outros
subsistentes, em termos de capacidade de transportes, uma parcela
equilibrada de maneira a obter um sistema eficiente e econômico.
Delineada a política de transportes mais adequada á cidade - pelos
estudos de planejamento de transportes - faz-se necessário como fase mais
avançada do processo, escolher a alternativa do sistema viário que
funcione coordenado e adequadamente com os diversos elementos urbanos.
Para tanto, como diretriz básica e inicial, alguns critérios devem ser
obedecidos com a finalidade de escolher a classe da via que mais se
enquadre a determinados condições já analisadas no atual estágio, os
quais são: ·
Serviço que a via
deve oferecer ao tráfego - Uma via deve oferecer ao tráfego tipos
diferentes de serviços de acordo com a classe que pertence, dando
prioridade total ao tráfego de passagem ou ao tráfego local ou
oferecendo condições a ambas simultaneamente, de maneira equilibrada ou
não . ·
Controle de acesso
- O controle de acesso é função do uso de solo que influencia de
maneira marcante na escolha da classe da via. exemplificando: numa zona
residencial as vias que dão acesso ás residenciais não podem ser
bloqueadas e, portanto, é livre o controle de acesso ·
Espaçamento entre
as vias - A tabela a seguir fornece a mínima distância de conexão entre
as diversas classes de vias. Se a distância entre conexões violarem o
critério estabelecido na tabela será necessário modificar o plano
geral, relocando as conexões ou construindo alternativas (de conexões). Por
outro lado, o planejamento de um sistema viário não pode e nem deve se
basear em apenas uma classe de via por ser esta que apresenta determinada
vantagem como facilidade de construção ou por apresentar uma alta
capacidade. Um
sistema viário feito á revelia destas condições apresenta problemas
graves de funcionamento, o que acarreta uma baixa capacidade total. Em
geral, há necessidade de todas as classes de vias, distribuídas de tal
maneira que cada qual desempenhe o seu papel não comprometendo o sistema
viário em nenhum local pela adoção de soluções incabíveis quanto a
implantação ou operação da mesma. Segurança
do usuário Limitações
da velocidade em 80 km/h A
limitação de velocidade em 80 Km/h foi adotada baseando-se,
principalmente, na elevada redução do consumo de combustíveis que tal
medida proporciona, são altamente significativos os resultados alcançados
em termos da redução do número de acidentes e de sua severidade. Ainda
que boa parte dos condutores brasileiros relutem em atender ao limite máximo
fixado, observa-se que mesmo essa parcela trafega hoje em velocidade mais
adequada que antes de tal
medida ser estabelecida. Estudos
realizados em rodovias federais e estaduais acusaram uma significativa
redução do número de acidentes, resultante da adoção da limitação
da velocidade em 80 Km/h. Veículos
- Este elemento tem a
características de ser inanimado, mas apresenta também suas deficiências
e virtudes, pois é fruto da imaginação do ser humano. Os
equipamentos exigidos nos veículos automotores visam maior segurança e
conforto ao usuário, o que muitas vezes resulta em prejuízo ao tráfego
devido ao completo desconhecimento por parte do motorista a respeito de
seu veículo e de suas deficiências. Pode-se
classificar os veículos nos seguintes tipos: -
automóveis; -
caminhões; -
ônibus; -
motos e bicicletas; -
sobre trilhos Os três primeiros são os que mais interessam para efeito de projetos e dimensionamento do sistema de transporte, enquanto que o último pouca influência tem, devido ás características peculiares de sua operação. |
|