Situações Emergenciais
|
5-SITUAÇÕES
EMERGENCIAIS 5.1
- O Atendimento às Vítimas - O
ser humano, é dotado
de senso de cooperação, coletividade, sensibilidade e afeto, atributos
que lhe tornam essencialmente humano e o fazem tomar atitudes positivas
para com os outros, atitudes essas, que venham produzir comportamentos
adequados no trânsito. O
acidente de trânsito é a conseqüência de um comportamento inadequado,
e a solidariedade nestes casos é muito importante, mas igualmente
importante é o atendimento adequado que devemos
ter com a vítima, do contrário, de nada irá adiantar o nosso auxílio
nesta hora. O
socorrista deve ter habilidade de liderança, intuição, tomada rápida
de decisões e conhecimentos mínimos de como agir em situações
emergenciais. -
Enquanto aguarda a chegada de socorro, o socorrista deve: Þ
liderar as ações
de socorro; Þ
afastar os curiosos
e evitar o pânico; Þ
evitar comentários
sobre o estado da vítima; Þ
procurar tranqüilizar
o paciente. O
atendimento só obterá êxito, se a vítima for atendida o mais cedo possível,
porém, muitos cuidados deverão serem observados antes da remoção ou
movimentação de um acidentado para não agravar as lesões existentes.
Precisamos tomar as seguintes precauções: A
remoção, movimentação ou transporte de acidentados, deve ser feita com
o máximo de cuidado, para evitar o agravamento do estado da vítima e/ou
lesões existentes. Quando a vítima estiver inconsciente, cuidar para que
não haja obstrução da respiração com queda da língua ou secreções
que podem causar asfixia, virando a cabeça para o lado. As
pessoas com suspeita de fratura de coluna devem ser transportadas em
superfície dura (tábua, porta ou banco de madeira), em veículo grande,
para que o corpo fique bem reto. Evitar paradas bruscas e balanços. Se a
vítima estiver em condições seguras, poderá aguardar transporte
adequado. Nossa
postura e nossas limitações em caso de atendimento às vítimas, poderão
restituir a vida de um ser humano. Se
caso o socorrista não se ache habilitado ou em condições de prestar
socorro a vítima, deve
somente afastar o perigo da mesma, sinalizar o acidente, ir em busca de
atendimento. 5.2
- Acionamento de Recursos: Políticos, Resgate, Ambulância, Bombeiro,
Colaboração com Autoridades -
Para que a vida em comunidade não se torne difícil, existem as leis que
estabelecem as regras, colocando os limites para que saibamos o que
podemos ou não fazer. Se as leis não forem cumpridas, estabelecer-se-á
o caos, e é isso que estamos tentando evitar, tomando conhecimento das
leis, fazendo cumpri-las numa colaboração conjunta para se evitar
acidentes. Dos
recursos - Cabe
recursos: I.
das decisões do
Conselho Nacional de Trânsito, para o Ministro da Justiça; II.
das decisões dos
Conselhos Estaduais, Territoriais e do Distrito Federal, exceto das que
versam sobre aplicação de penalidades por infração de trânsito, para
o Conselho Nacional de Trânsito; III.das
decisões da Junta Administrativa de Recursos de Infrações, para: a)
o Conselho Nacional de Trânsito, nos casos de cassação ou apreensão de
documentos da habilitação por mais de seis ( 6 ) meses; b)
o Conselho Nacional de Trânsito, Conselho Estadual de Trânsito, Conselho
de Trânsito do Distrito Federal ou Conselho Territorial de Trânsito,
conforme a hipótese, nos demais casos. IV.
das decisões da autoridade de trânsito que aplique penalidade a proprietário
ou condutor de veículo: a)
para o conselho Nacional de Trânsito nos casos de cassação ou apreensão
da Carteira Nacional de Habilitação por mais de seis (6)meses; b)
para junta Administrativa de
Recursos de Infrações nos demais casos. Þ
O recurso
interpor-se-á mediante petição apresentada à autoridade de recorrida,
no prazo de trinta ( 30 ) dias, contados da publicação da decisão, no
órgão oficial, ou do conhecimento, por qualquer modo, pelo infrator. à
O recurso não terá
efeito suspensivo e somente será admitido, no caso de aplicação de
multa, feita a prova no prazo de interposição de depósito do valor
correspondente. à
A autoridade
recorrida remeterá o recurso ao órgão julgador dentro dos dez (
10 ) dias úteis ou subsequentes à sua apresentação e, se o entender
intempestivo, assinalará o fato no despacho de encaminhamento. O
recurso deverá ser julgado dentro do prazo de trinta ( 30 ) dias. à
Se por motivo de
força maior, o recurso não for julgado dentro do prazo previsto neste
artigo, a autoridade competente para fazê-lo, de ofício ou por solicitação
do decorrente, poderá conceder-lhe efeito suspensivo. à
As decisões do
Ministro da Justiça são irrecorríveis. à
Provido o recurso
pela Junta, de sua decisão poderá recorrer a autoridade de trânsito. à
No julgamento de
recursos pelos Conselhos e pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações,
não será admitida sustentação oral. Várias
pessoas e entidades colaboram na prevenção de acidentes de trânsito,
tais como: a)
Presidente da República; b)
Governador; c)
Prefeitos; d)
Autoridades de Trânsito; e)
Engenheiros; f)
Policiais de trânsito; g)
Escolas; h)
Entidades de
segurança; i)
Entidades de
classe; j)
Técnicos ( médicos, oftalmologistas, psicólogos ) A
gama de pessoas envolvidas no projeto de facilitar o trânsito, é muito
grande, e grande deve ser a nossa colaboração com as autoridades que
realizam de forma estruturada este trabalho. De
outro lado, existem situações desagradáveis que fogem ao controle de
qualquer poder ou autoridades. Os acidentes de trânsito são fatos
inusitados que acarretam inúmeras conseqüências: sociais, econômicas,
emocionais. Porém, precisamos estar informados para agir frente a estes
acontecimentos. Se
estivermos envolvidos, ou presenciarmos um acidente devemos ter em mente
os procedimentos carretos a serem tomadas. Como
não podemos alegar como defesa o desconhecimento da lei, precisamos estar
certos de que a medida que tomarmos em tal circunstância, será a
correta. Nos
casos de acidentes leves, realize os primeiros socorros e comunique a BM
para que registre a ocorrência. Muitas vezes, nesses casos pequenos, a
comunicação é feita de maneira que ambas as partes resolvam a situação
sem a interferência das autoridades. Nos
acidentes graves, não movimente a vítima. Se necessário aplique
Ressuscitação Cárdio Pulmonar, nas fraturas
use macas e chame o
serviço de ambulância pelos telefones 193 ou 190 Em
qualquer caso, a solidariedade é a atitude primeira: ¨Enquanto
existir boa vontade, Alimentando as velas da esperança, A chama da
felicidade, continuará, Aquecendo e iluminando os caminhos da humanidade
¨. Os
dez mandamentos do motorista defensivo 1.
Conhecer as leis do
trânsito e obedecer a sinalização; 2.
Usar sempre o cinto
de segurança; 3.
Conhecer o veículo
que está dirigindo e saber como comandá-lo; 4.
Manter o veículo
sempre em boas condições de funcionamento; 5.
Prever a
possibilidade de acidentes e ser capaz de evitá-los; 6.
Ser capaz de
decidir com rapidez e correção em situações de perigo; 7.
Não aceitar
desafios e provocações; 8.
Não dirigir
cansado, sob o efeito de álcool e drogas; 9.
Ver e ser visto 10.
Não abusar da
autoconfiança. 5.3
- Aspectos Legais - A
Lei 5.108/66 / CNT - prevê que em caso de acidente de trânsito, a
autoridade ou agente policial que primeiro tomar conhecimento do fato
poderá autorizar, independentemente de exame do local, a imediata remoção
das pessoas que tenham sofrido lesão, bem como dos veículos nele
envolvidos, se estiverem no leito da via pública prejudicando o tráfego. Ao
condutor de veículo, nos acidentes que resulte vítimas, que prestar
socorro pronto e integral à vítima, é assegurada através do Artigo 233
do Regulamento do CNT, a liberação da prisão em
flagrante, sendo anotada sua identidade pela autoridade policial, a
qual o convidará a comparecer a repartição policial competente nas
vinte e quatro horas seguintes. A
Resolução 737/89/CNT prevê que todo condutor envolvido em acidente de
trânsito deve ser submetido a exame de teor alcóolico, estando ou não
com embriaguez aparente. A mesma resolução estabelece que oito
decigramas de álcool no sangue, ou 0,4mg por litro de ar expelido dos
pulmões comprovam o estado de embriaguez alcóolica. Aos
condutores que forem encontrados dirigindo alcoolizados, será aplicada
multa do grupo I prevista no CNT e aprender-se-á sua CNH, bem como o veículo
que conduz. O veículo será liberado após o cumprimento das exigências
legais, já o direito de dirigir será suspenso pelo prazo de um a doze
meses. 5.4
- Documentação do Fato -
Todo o acidente de trânsito necessita ser documentado pela autoridade
policial competente. Quando a ocorrência
se der em Rodovia Estadual, a autoridade responsável é a Polícia Rodoviária
Estadual, em Rodovias Federais
a competência se dá à Polícia Rodoviária Federal e no perímetro
urbano (interior das cidades) a autoridade encarregada do documentar o
fato é a Polícia Militar. Boletim
de ocorrência - dados
materiais O
documento preenchido pela autoridade policial no local do acidente consta
dos seguintes itens: DADOS
GERAIS: data, hora, Rodovia, Km, Município, Trecho de ..... a ......,
Localidade. CONDUTORES
: veículo - placas (de todos os veículos envolvidos) condutor - nome,
CNH - Categoria. - endereço, prontuário, proprietário: nome,
vencimento, endereço, 1ª CNH VEÍCULO:
partes danificadas (o policial marca na planilha, quais foram as partes do
veículo que sofreram danos. Tipo, marca, ano, placas, sexo do condutor,
idade, número de ocupantes, categoria do veículo. TESTEMUNHAS:
nomes e endereços SUPERFÍCIE
DE ROLAMENTO: asfalto, concreto, seca, molhada buracos na pista, não
pavimentada superfície
derrapante, trecho em obras. RELATÓRIO
RESUMIDO DO ACIDENTE Boletim
de ocorrência - danos pessoais - DADOS
GERAIS: data, hora, dia da semana, luminosidade ambiental (sol, nublado,
entardecer, chuva, noite, cerração, aurora) Rodovia, Km, Município,
Localidade, tipo de acidente, choque em, natureza, causa presumível, número
de veículos envolvidos, número de veículos danificados. CONDUTORES
: veículo - placas (de todos os veículos envolvidos) condutor - nome,
CNH - Categoria. - endereço, prontuário, proprietário: nome,
vencimento, endereço, 1ª CNH SENTIDO
DE DESLOCAMENTO DOS VEÍCULOS: Veículo
01 - sentido ..... Veículo
02 - sentido ...... etc,. VÍTIMAS:
nome, endereço, idade, sexo, ocupante do veículo número (
) -
ferido -
morto Observaçoes:
Trecho, sinalização, desastre decorrente de infração, velocidade
permitida para o local, socorro das vítimas (por, para onde). 5.5
- Utilização dos equipamento de segurança: Extintor
de Incêndio:
A ação extintora sobre o fogo é, principalmente, a quebra da reação
em cadeia da combustão, embora exista um defeito de abafamento. Em
automóveis recomenda-se a utilização dos extintor de incêndio PQS - Pó
Químico Seco ou de Gás Carbônico - CO2. PQS
- o conteúdo deste
agente extintor consiste em um pó finíssimo á base de Bicarbonato de Sódio,
Bicarbonato de Potássio ou, ainda, Fosfato de Amônia, adicionados
aditivos que lhe dão a fluidez necessária. O pó é expelido através da
pressurização, que é feita por meio de gás carbônico acondicionado em
uma botija, que está conectada externamente ao extintor. Estes extintores
são encontrados nos tamanhos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 12 quilos (portáteis)
. Capacidade,
alcance mínimo do jato e tempo de descarga: n
1Kg (PI)
1,20m
08 segundos n
2Kg (PI)
1,20m
08 segundos n
4Kg(PI)
2m
10 segundos n
6Kg
2m
10 segundos CO2
- o conteúdo deste agente extintor é o Gás Carbônico, o qual é
armazenado em cilindros de alta pressão dotados de válvulas de
acionamento rápido, com mangueiras e difusores, para descarga do mesmo.
Este gás é mais pesado que o ar e a sua ação extintora é de
abafamento, principalmente, pois o gás quando em contato com o ar, chega
a uma temperatura de 79ºC abaixo de zero, produzindo uma ação
refrigeradora. São encontrados em tamanhos de 1, 2, 4 e 06 quilos (portáteis) Como
utilizá-lo: 1.
levar o extintor ao
local do fogo, 2.
Empunhar o
difusor/pistola e retirar o pino de segurança ou destravar o extintor, 3.
Atacar o fogo, a
favor do vento, acionando o dispositivo de descarga. Procurar cobrir toda
a área atingida com movimentação da mão. Cuidados: n
Inspeção:
mensalmente deve ser verificado o estado de conservação do extintor e o
seu acesso. n
Revisão: a cada 06
meses o extintor deve ser pesado. Observando-se um peso com diferença de
10% para menos, deve ser feita a recarga. Os pesos do extintor cheio e
vazio estão registrados no corpo da válvula. n
Recarga: logo após
o uso ou quando apresentar peso a partir de 10% menos que o normal o
extintor deve ser recarregado. Retestes, a cada 05 anos. Extintores/
Adequação com o porte do veículo: n
automóveis e
caminhonetas para até 10 passageiros - carga 01kg n
caminhão de
transporte de cargas para até 06 toneladas - carga 02kg n
veículo de
transporte coletivo - carga 04kg n
veículos de
transporte de cargas inflamáveis - carga 08kg Triângulo: Todo
veículo deve estar equipado com os itens obrigatórios (Art.92 - RCNT),
sobretudo quando tratam-se de equipamentos de segurança. O
Triângulo é um destes equipamentos. Ele serve para sinalizar uma situação
emergencial (acidentes, incidentes com o veículo, etc), a fim de que os
demais condutores ao avistá-lo redobrem a atenção, diminuindo a
velocidade. Este
equipamento, deve ter o formato de um triângulo equilátero com lado
externo igual a 45 centímetros e largura mínima das abas de 06 centímetros.
O alcance mínimo de sua visibilidade noturna deve atingir 150 metros e
sua refletibilidade mínima diurna 120 metros. Cinto
de segurança - Outro
equipamento fundamental do veículo, e que na maioria das vezes não
recebe a importância devida é o cinto de segurança. De acordo com um
estudo do CONTRAN (São Paulo), das 1.200 pessoas que morreram no ano
passado em acidentes de trânsito na capital de São Paulo, a metade (600
pessoas) estariam vivas se estivessem usando o Cinto de Segurança. O
que o Cinto de Segurança faz por você. n
Protege no momento
da colisão. No caso de colisão frontal ou por trás, impede que os
passageiros sejam feridos na cabeça e no peito ao baterem contra o pára-brisa
ou no interior do carro. n
Impede que os
passageiros sejam projetados para fora do veículo. Mesmo
numa velocidade de apenas 20 Km por hora, o impacto sofrido por um carro
ao bater em um paredão resulta em uma força de 6 a 15 vezes o peso do
motorista. Se ele não estiver seguro pelo Cinto de Segurança, sairá
gravemente ferido ou morrerá. Por
isso, o Cinto de Segurança não é só para a estrada. Ele
é mais necessário na cidade, onde os acidentes são mais freqüentes e
mortais, mesmo quando se dirige a baixa velocidade. Use
o cinto de segurança sempre, na estrada ou na cidade! Como
acontece a tragédia -Vocês
vão ver detalhes que acontecem numa batida a uma velocidade de 65 km/h. A
tragédia acontece em apenas um segundo. Vejam bem como uma vida pode
desaparecer num lapso de tempo tão curto. E no dia seguinte os jornais
registram “mais um acidente mortal no trânsito da nossa cidade.” O
que mais entristece num caso desses é a
imprevidência do motorista. A tragédia seria evitada se ele
estivesse usando o Cinto de
Segurança. Não há desculpa para não usá-lo, mesmo que seja para dar
uma volta em torno do quarteirão. Use o Cinto e Salve sua Vida. Veja
o que ocorre numa batida à velocidade de 65 km/h. O tempo envolvido é de
apenas 1 (um) segundo. 1
- ( de 0,0 a 0,4 segundos) n
as pernas do
motorista se quebram com um impacto de 820 quilos. O quadril é deslocado
e a pélvis fraturada. 2
- (de 0,4 a 0,6 segundos) n
o motorista é
atirado com grande violência para a frente; a cabeça quebra o vidro,
causando graves ferimentos. 3
- (de 0,6 a 0,8 segundos) n
a força do peito
contra o volante é de 1.140 quilos. Costelas e espinha esmagam o coração
e cortam a aorta. Um
elefante ao volante - Seja
qual for o veículo, o resultado de uma colisão contra uma barreira fixa
a uma determinada velocidade, transforma o peso de motoristas
(passageiros) em uma massa descomunal. Algo comparável a um elefante em
movimento acelerado, chocando-se contra painel, pára-brisa ou o que
estiver pela frente. Essa, digamos, “rápida engorda” proporcionada pelas leis da Física é uma das explicações de porque, não raramente, os ferimentos em automobilistas que não utilizam o cinto de segurança são sempre mais graves e quase sempre fatais. |
|