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Direção Defensiva

Conceito: Direção defensiva é um estilo de pilotagem veicular onde o motorista tem especial preocupação com a segurança e economia. Tal preocupação não só em relação à sua condução, mas como a de terceiros.
Um motorista que dirige defensivamente consegue prever o erro dos outros dando tempo para correções, dessa forma evita o envolvimento em acidentes e diminui consideravelmente o cometimento de infrações.

Dicas da direção defensiva:

- Antes de viajar calibre adequadamente os pneus.

- Coloque os pneus mais novos do lado onde está o motor.

- Verifique se a quilometragem da troca do óleo não vai "passar" durante a viagem. Se for o caso troque o óleo antes de pegar a estrada.

- Sempre viaje com o tanque cheio. Você nunca sabe o que vai encontrar pela frente.

- Ao entrar numa rodovia ganhe velocidade pelo acostamento de forma a já entrar "embalado" na primeira pista. Desta forma você não fechará os demais veículos.

- Para sair de uma rodovia diminua a velocidade gradativamente. Se houver desnível não faça uma manobra brusca, deslize o veículo suavemente para o lado.

- Se o pneu furar numa ponte (via sobre mar ou rio) ou viaduto (via sobre terreno) ande com o pneu furado até o outro lado.

- Jamais faça ultrapassagens em pontes ou viadutos.

- Se o veículo derrapar para a direita, manobre para a para a esquerda e vice-versa.

- Viajando à noite em rodovia de pista dupla, trafegue até 80 km/h. Essa é a velocidade proporcional à visão oferecida pelo farol.

- No início da chuva, não ligue o limpador de imediato. A sujeira irá prejudicar a visão. Espere a água da chuva retirar a poeira do para-brisa por uns instantes.

- Durante a chuva verifique pelo espelho retrovisor se os pneus de seu veículo estão deixando marcas nas pista. Se não estão, o veículo está aguaplanando (boiando sobre um véu de água), diminua a velocidade suavemente até as marcas voltarem.

- Regule os faróis. Esse é um procedimento rápido e várias oficinas e seguradoras oferecem gratuitamente.

- Segure o volante com as duas mãos, imitando os ponteiros de um relógio indicando dez minutos para as duas horas.

- Use o retrovisor para controlar suas manobras mas também use para controlar as manobras dos outros.

- Nunca ultrapasse pela direita. Se não der para ultrapassar pela esquerda desista da manobra.

Quando for viajar repouse pelo menos meia hora antes, faça refeições leves. Comida pesada, bebida alcoólica e cigarro diminuem os reflexos.

- Sente-se dentro do veículo de forma confortável e que de a impressão de domínio do equipamento.

- Ao manejar a alavanca de câmbio ou algum acessório, suas costas não devem se afastar do encosto.

- Tenha todo o controle do veículo, leia o manual de instruções. No trânsito não dá tempo para verificar "para que serve esse botão?".

- Faça as trocas de marcha no tempo certo. Trocar de forma antecipada faz o veículo perder velocidade, se trocar atrasado faz o veículo reduzir e dar trancos. Nas duas hipóteses há grande consumo de combustível.

- Uma curva perfeita se faz assim: antes do início da curva diminua a velocidade para a compatível com a manobra. Durante a curva acelere gradativamente, isso fará o veículo "assentar" na pista.

- Verifique rotineiramente as luzes de seu veículo; pisca-pisca, faróis, luz de ré e neblina (se tiver).

- Conheça a autonomia de seu veículo, verifique se o volume de combustível dá para chegar ao destino com grande margem de segurança. No caso de dúvida abasteça.

- Procure fazer algum curso de primeiro socorros. Isso pode ser útil para terceiros e para seus passageiros.

- Cuidado para suas condições psicológicas, não dirija se estiver nervoso, deprimido, revoltado, estressado, sonado etc.

- Se faz tratamento com algum remédio, verifique na bula se ele provoca sono ou diminuição de reflexos. Não dirija se for o caso.

Dirigindo prevendo os erros dos outros: Uma das melhores formas de evitar acidentes é prever os erros dos outros. Isso oferece tempo dos outros corrigirem o erro ou você se adaptar a eles. Faça assim:

- Numa pista de mão dupla, ao receber um farol alto, não olhe para o outro veículo. Olhe para o centro da pista, para o resto, use sua visão periférica.

- Observe os olhos do outro motorista em seus espelhos retrovisores. Um motorista que olha atentamente para um espelho lateral indica que irá fazer a manobra para esse lado.

- Veículos que se aproximam lateralmente do veículo à sua frente, dão uma forte suspeita de que irão "fechá-lo" assim que houver uma brecha. Diminua a velocidade e dê essa brecha de forma controlada.
- Quando um veículo tenta adentrar em sua pista, mas fica aquela dúvida de que vai ou não, assuma o comando da situação. Diminua a velocidade e de piscas com seu farol, de forma que o outro motorista perceba que pode entrar.

- Um veículo cambaleando levemente de um lado para outro, indica que o motorista está sonado ou bêbado. - - Afaste-se desse veículo.

- Nunca fique entre dois veículos mais pesados que o seu.

- Evite ficar à frente de um veículo mais pesado que o seu. Os freios de um veículo leve são mais ágeis que de que de um veículo pesado.

- Quando estiver parado e perceber que será colidido na traseira, solte o freio. Com o carro solto o impacto é amortecido.
- Quando perceber que será colidido na lateral, ofereça a parte de seu veículo que não possui passageiros.

- Quando for bater na traseira de alguém, tente colidir com as laterais traseiras, são zonas de maior segurança.

- Enfim, dirija sempre com atenção. Jamais pense que um veículo faz parte de você. O veículo é um equipamento, uma máquina que responde às leis da física e muito mais forte e pesada que um ser-humando.

O grande macete da direção defensiva é:

- Se não sabe não faça.

- Se tiver dúvidas não faça.

- E se não precisa fazer, também não faça


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