Dicas
Para Dirigir na Chuva
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Que chuva...hein??? Dirigir um veículo é
um prazer enorme para uns ou uma verdadeira chatice para outros. Unanimidade é dirigir
debaixo de chuva, seja pequena ou aquele inesquecível temporal. Todos
odeiam. A matéria abaixo lhe
dará dicas valiosas que aumentarão sua segurança, tentando lhe
proporcionar mais prazer quando estiver dirigindo um carro debaixo de
chuva. O começo da
chuva É verão, um belíssimo
dia, de repente o azul do céu ganha tonalidades acinzentadas, lá vem
chuva. O início da chuva,
seja fraco ou forte, é o mais crítico, pois surpreende a pista, o veículo
e o motorista desprevenidos. A pista, assim que
recebe o início da água da chuva, faz uma mistura perigosa; água,
resíduos de óleo, combustível e sujeira (que acabam pingando dos veículos,
seja do próprio motor ou escapamento). Essa mistura gera um líquido
extremamente escorregadio, que compromete em muito a aderência dos pneus
no solo. Outro evento que
acontece é o do choque térmico. A chuva fria quando bate no vidro quente
(é quente porque o interior do carro é assim) gera a formação do
chamado “embaçamento”. O “embaçamento” é
perigoso pois prejudica a visibilidade de todos os vidros do veículo. Como se não bastasse,
quando você liga o limpador de pára-brisa a visibilidade fica pior
ainda, aparecendo um véu esbranquiçado no vidro onde deveria estar
cristalino. O que fazer? Tudo é muito simples,
decore e entenda as dicas abaixo, de tal forma que quando o evento
acontecer você possa agir instintivamente. 1) Assim que começar a
chover você deve desacelerar com calma seu veículo, mantenha uma
distância do tamanho de três carros iguais ao seu do veículo que está
a sua frente. 2) Tome cuidado
redobrado com os pedestres, quando a chuva começa ocorre aquela típica
correria atrás de abrigo. 3) Procure não fazer
manobras ou freadas buscas, pois o risco de derrapagem é grande.
Lembre-se da mistura água, óleo e sujeira que está na pista, essa
mistura só é “lavada” pela própria chuva após uns 15
minutos. 4) Acenda seu farol
baixo, isso irá melhorar sua visão um pouco, mas quem vem atrás terá
uma boa visibilidade do seu veículo devido às luzes vermelhas do farol
traseiro. 5) Se estiver em
movimento NÃO ligue o pisca alerta. Este tipo de iluminação só
deve ser acionada se o veículo estiver parado. 6) Quando você acionar
o limpador do pára-brisa e aparecer a névoa branca, faça uso do “esguichador”.
O acionador geralmente é uma alavanca que fica atrás da direção.
7) Para aumentar a
eficiência do limpador de pára-brisa, troque as palhetas uma vez por
ano, mantenha as borrachas das palhetas limpas (use um pano umedecido em
água), mantenha o vidro sempre limpo e adicione ao reservatório de água
do “esguichador” uma “colher de sopa” de detergente
neutro ou os aditivos que vendem em postos de gasolina, centros
automotivos e até supermercados. 8) Quando acionar o
limpador de pára-brisa, use a velocidade compatível com o volume de água. 9) Quando os vidros
derem os primeiros sinais de que irão embaçar, passe um pano limpo,
jamais usa as mãos pois a gordura natural da pele só irá prejudicar a
situação. Tente deixar os vidros laterais uns dois dedos abertos para
criar uma circulação de ar, ligue o ventilador interno ou o
ar-condicionado. Lembre-se, você deve esfriar o carro por dentro para “desembaçar”
os vidros. 10) Caso os vidros já
estejam todos embaçados faça o inverso, ligue o ar quente, ele irá
evaporar as minúsculas bolhas de água que formam o “embaçamento”. 11) Faça bom uso dos
espelhos retrovisores de seu veículo para poder “monitorar” o
erro dos outros. 12) Se você sentir o
veículo está “dançando” um pouco na pista (como se estivesse
boiando) quer dizer que ele está aquaplanando. Diminua a velocidade, pois
o veículo irá ganhar peso e voltará a tocar os pneus no solo. 13) Cuidado com os “pneus
de chuva” vendidos no mercado, eles dão uma falsa sensação de
segurança. Ninguém pode garantir qual a conduta de um veículo
debaixo de chuva, pois há inúmeras variáveis a serem analisadas
(tipo de veículo, piso, quantidade de água, condições locais, forma de
condução do motorista etc). 14) Se você sentir que
seu veículo não está respondendo bem aos seus comandos ou você
sente-se inseguro com a situação, deixe o orgulho de lado e pare no
acostamento, ligue o pisca alerta e aguarde a situação melhorar. Como enfrentar
um alagamento? A melhor forma de
enfrentar um alagamento é não o fazendo, pois você não sabe o que a água
está escondendo (obstáculos, buracos etc). Pare seu carro e espere o nível
de água abaixar. Se não for possível e
você tem que passar por ele, faça o seguinte: 1) Engate a primeira
marcha e só mude de marcha quando passar pelo alagamento, ou seja, durante
todo o trajeto você não pode mudar de marcha, senão, no refluxo de
gases, a água pode entrar e o motor apagar. 2) Durante o trajeto mantenha
o seu carro bem acelerado (acelere e controle a velocidade com a
embreagem), a saída dos gases com pressão evita que a água entre. 3) Se você perceber
que o escapamento está submerso (o som muda, fica parecendo som de bolhas
- blup,blup,blup - parece que seu veículo está dentro de um aquário) jamais
desacelere. Se tiver que parar o veículo pise na embreagem, tire a
marcha (coloque em ponto morto) e freie com cuidado (com o pé esquerdo). Tudo
isso você deverá fazer o veículo acelerado. Aguarde, sempre
acelerando, o volume de água abaixar (o som de bolhas pára e volta o som
normal do escapamento volta), você irá gastar bastante combustível, mas
irá proteger o motor. Meu carro apagou
e está boiando no alagamento. O que fazer? A primeira atitude é
ter sangue frio e não se preocupar com o carro, de qualquer forma ele
sofrerá graves prejuízos. Já que seu carro irá
ser bem danificado (de uma forma ou de outra), busque sua segurança e a
de terceiros, saia do carro e deixe-o com os vidros abertos. Quando a água entrar
nele ele irá afundar como uma âncora e ficará preso. É melhor do que
ficar boiando e com a correnteza e ficar batendo em obstáculos ou
machucando pedestres, ademais, a água acabará se infiltrando e ele
afundará de qualquer jeito (só que nesse caso ele estará todo
amassado). Quando o nível da água
baixar, chame um guincho. Jamais tente
ligar um motor que foi molhado (mesmo se estiver seco), os danos se multiplicam, pois a sujeira presente na água
funcionará como um poderoso abrasivo e irá corroer todo o motor
por dentro Procure uma oficina idônea e explique o que aconteceu. |
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