Voltar

Regulamentação do Despachante, RS, Lei nº 7.104/1977

REGULAMENTAÇÃO LEI Nº 7.104/1977

 

A regulamentação da Lei 7.104/97, foi tentada por diversas vezes, e nunca tivemos êxito, porém agora temos uma oportunidade rara de conseguirmos por via do Secretario dos Transportes, Beto Albuquerque que encaminhará ao Governador, para ser assinada por decreto. O documento foi concluído entre o Sindicato dos Despachantes do Estado do Rio Grande do Sul e os Jurídicos da Secretaria dos Transportes, e aprovado em Assembléia Geral da Categoria.

Alguns artigos, para exemplificar o espírito da Regulamentação:

 

O Despachante será denominado de “Despachante Documentalista”.

 

O que significa para o despachante esta denominação?

Significa que agora nos limita a ser só despachante de trânsito. E despachante documentalista, abre mercado para trabalharmos em muitas outras áreas:

 

1.           Promover e acompanhar até o final todos os processos administrativos, de interesse de seus comitentes, que versem sobre matéria administrativa perante repartições públicas Federais, Estaduais e Municipais, sociedade de economia mista, empresas públicas e privadas, e instituições de direito privado, dentre os quais, representar seu comitente:

 

- Nas licitações públicas;

- Registro de estrangeiro;

- Perante organizações internacionais e representações diplomáticas;

- Nos registros públicos e do comércio;

- Nas repartições públicas, fiscais e tributárias;

- Nos registros de marcas e patentes;

- Nos direitos autorais;

- Perante Repartições de trânsito;

- Nos atos de comércio exterior;

- Nos registros marítimos, fluviais e aeronáuticos;

- Nos acompanhamentos de processos legislativos perante os poderes legislativos federais, estaduais e municipais.

 

2.           Em vez de concursos públicos, que é inviável de o Estado promover para uma atividade privada, a entidade de classe administrará um curso de qualificação e adaptação para os despachantes. Isto trará mais autonomia para a categoria, e poder para peneirar a classe, retirando os picaretas do nosso meio.

 

3.           Direito de acesso ao GID – Sistema de Gerenciamento Integrado do DETRAN / RS. Só para exemplificar, o Estado do Rio de Janeiro, outorgou esse direito paro os despachantes, é a base de sustentação para a categoria daquele Estado.

 

Estas são apenas uma das novidades que estão por vir. Portanto despachante! Você que está um tanto desacreditado: achamos que temos, dado a isso, motivo para termos esperança do futuro.

 

Despachante Documentalista


Voltar