Energia Elétrica
|
Importante Em cada região existe uma prestadora de
serviços públicos de energia elétrica, portanto, como este é um tipo
de serviço público delegado, seu acompanhamento e fiscalização estão
afetos ao Governo Federal. Recentemente foi criado um órgão com a
atribuição de coordenar e fiscalizar a qualidade, segurança e eficiência
dos serviços prestados pelas várias concessionárias em todo o país. O tempo de atendimento das solicitações
de serviços prestados diretamente ao consumidor varia de empresa para
empresa, mas os procedimentos e orientações para o consumidor são
equivalentes, portanto, vale a pena observar: Antes de adquirir o imóvel (lote), o
consumidor deve comparecer à agência de atendimento da concessionária
para saber se a rede elétrica mais próxima é adequada para a ligação.
Em residências novas, primeira habitação,
a responsabilidade pela aplicação das normas técnicas e de segurança
para a instalação elétrica é do construtor. As agências das concessionárias
fornecem ao consumidor os manuais ou informações detalhadas sobre os
pedidos de ligações, orientando sobre o tipo de ligação,
dimensionamento dos disjuntores, localização do padrão, etc. Terminada a construção e instalado o
padrão, a concessionária deve ser informada do nome e endereço do
proprietário e a carga a ser ligada. Se tudo estiver correto, após a
vistoria, a ligação será autorizada. A concessionárias também fornecem os
manuais ou orientações sobre os materiais e equipamentos aprovados para
os padrões de entrada de energia. Se a imóvel é usado, o pretenso
comprador deve contratar os serviços de um eletricista para verificar se
a instalação elétrica interna está em boas condições. Também antes de alugar um apartamento ou
casa, o locatário deve consultar a concessionária de energia local para
saber se existe débito de consumo ou irregularidades quanto à instalação
elétrica. Todo consumidor pode solicitar que o seu
nome conste na conta de energia elétrica. Este procedimento facilitará
nos contatos entre a concessionária e o usuário além de servir como
comprovante de residência. Economia no Consumo Ao comprar uma geladeira ou freezer,
o consumidor deve observar a etiqueta laranja que mostra o quanto de
energia o aparelho gasta ou solicitar do lojista o manual de instrução
do fabricante. Vale lembrar que quanto maior a potência, maior será o
consumo de energia elétrica; o consumidor não deve ligar muitos
aparelhos na mesma tomada, através de "benjamins", pois isto
provoca aquecimento nos fios, desperdiçando energia e com riscos de
causar curtos-circuitos; as emendas de fios mal feitas, fios
desencapados e isolação desgastada, causam "fuga de corrente"
e choques que, além de perigosos, provocam aumento na conta de energia elétrica;
as lâmpadas fluorescentes duram bem mais
e gastam muito menos energia. Uma lâmpada fluorescente de 20w ilumina
mais do que uma incandescente de 60w, e pode durar até 10 vezes mais; os televisores modernos,
transistorizados, apresentam um consumo bem inferior aos antigos, a válvula.
Risco nas Tempestades Dentro de casa: consumidor e suam família devem evitar o
uso do chuveiro durante as tempestades; consumidor não deve usar chuveiro ou
torneira elétrica; consumidor deve evitar contato com
qualquer objeto que possua estrutura metálica, tais como fogões,
geladeiras, torneiras, canos, etc; consumidor não deve ligar aparelhos e
motores elétricos, para não queimar os equipamentos; consumidor e seus familiares devem
afastar-se das tomadas e evitar o uso do telefone; consumidor deve desconectar das tomadas
os aparelhos eletrônicos tais como televisão, som, computador, etc. consumidor deve desconectar também os
fios das antenas externas dos aparelhos. consumidor e sua família devem
permanecer dentro de sua casa até a tempestade terminar; Fora de casa: as pessoas devem evitar contato com
cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas telefônicas, fios de
energia elétrica e qualquer objeto ou estrutura metálica; as pessoas devem afastar-se de objetos
como tratores e outras máquinas agrícolas, motocicletas, bicicletas e
carroças, ou locais como campos abertos, pastos, campos de futebol,
piscinas, lagos, lagoas, praias, árvores isoladas, postes, mastros,
locais elevados, etc; na estrada é mais seguro permanecer
dentro do veículo que tenha teto de estrutura metálica, que esconder
debaixo de árvores. Pelo Telefone Todas as concessionárias de prestação
de serviços de energia elétrica mantêm serviços de Informações pelo
telefone, principalmente para solicitação de afastamento de rede; alteração
de carga; corte para conserto; desligação ou religação; extensão/modificação
de rede urbana ou rural; leitura de medidores; ligação nova; marcação
de local do padrão; mudança de local do padrão; pagamentos de contas;
reclamações de consumo; remoção de poste; segunda via de conta; serviços
solicitados em andamento; troca de disjuntor queimado; troca de nome ou
endereço; verificação de débito, etc. Os telefones das concessionárias são úteis
e devem ser anotados. Serviços de plantão - Todas as
concessionárias de serviços de energia elétrica mantêm atendimento
plantão de serviços que podem ser acessados pelo telefone. Os plantões cuidam dos serviços de
emergência que são: acidentes na rede, faiscamento, árvores tocando a
rede; falta de energia; fios arrebentados ou caídos; lâmpadas da iluminação
pública queimadas ou acesas durante o dia; objetos presos na rede; postes
caídos ou quebrados; troca de disjuntor queimado. Estas informações são
úteis para a concessionária mas, para o cidadão são mais importantes
ainda, porque implicam em economia que poderá resultar em redução dos
custos das tarifas ou dos impostos. Mas, importa ressaltar que, ao solicitar
qualquer serviço por telefone, o consumidor deve anotar o nome completo
do atendente e o número do pedido ou protocolo, se existir, pois tais
dados serão imprescindíveis para qualquer reclamação futura. As falhas de serviços, erros de tarifação, excessos de cobrança ou qualquer desrespeito ao consumidor também podem ser objeto de reclamação perante os órgãos de defesa do consumidor e juizados especiais. |
|