Dicas do Ministério da Justiça
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Serviços Escreva tudo o que você e o fornecedor falaram quando combinaram a
compra de um produto ou a prestação de um serviço. Você não precisa ser advogado para escrever um contrato. É
simples: faça uma lista de todos os deveres e obrigações dos interessados
em fazer o contrato; tire uma cópia; risque todos os espaços em branco; coloque a data e assine, você e a outra
parte interessada. Encanador, eletricista, pedreiro, marceneiro Antes de contratar um desses profissionais siga os seguintes passos: procure informações com os vizinhos, parentes e amigos; peça orçamento, por escrito e sem
compromisso, a mais de um profissional ou firma especializada; explique o problema ou serviço de forma
bem clara e com todos os detalhes; peça a opinião do profissional sobre o
assunto; pergunte como o serviço irá ser feito,
o material que será usado, o número de trabalhadores e se o preço do
material está incluído no preço total; acerte a forma de pagamento. Tenha cuidado! Muitos consumidores têm prejuízo porque o
contratado, após receber o pagamento inicial, foge com o dinheiro e não
faz o serviço. Por isso, procure dar o dinheiro à medida que o serviço
for sendo feito. Não pague todo o serviço adiantado. Se você agir assim, o
prestador de serviço perde o interesse pelo serviço, pois já está com
o dinheiro no bolso. Só pague a última parcela após testar
o serviço. Em caso de defeito ou dúvida, só pague
quando o problema for solucionado. Escreva no contrato a forma de pagamento
e todos os detalhes do serviço. Contrate o serviço por escrito depois de
tudo decidido. Exija o recibo de todo pagamento que você
fizer (entrada, segunda prestação, etc.). Se o profissional prometer voltar no dia
seguinte para fazer algum conserto, faça uma anotação no contrato para
garantir o retomo. Peça que ele assine em baixo. Exija nota fiscal do serviço e guarde os
documentos (recibos, contratos, garantia). Esses documentos devem ficar
guardados por, no mínimo, dois anos ou pelo prazo de garantia firmado no
contrato. Anote o nome, CPF, endereço completo e
telefone do prestador de serviço. Serviços malfeitos ou inacabados No caso de serviço malfeito ou inacabado, faça uma reclamação e
tente resolver amigavelmente, através de acordo. Se não for possível, e algum pagamento já tiver sido feito e o
serviço não foi concluído, procure o PROCON e apresente sua reclamação. Profissionais Liberais São aqueles formados pela universidade tendo, portanto, nível
superior. Trabalham na área para a qual se formaram e seu conhecimento é
especializado: médico, advogado, dentista, arquiteto, etc. O profissional liberal só pode ser responsabilizado por algum dano
que causou se sua culpa for provada (Art. 14, § 4º, CDC). Todavia, na ação
judicial movida contra eles pelo consumidor, pode o juiz inverter o ônus
da prova de culpa. As causas das falhas ou erros profissionais são: negligência: quando ele deixa de fazer o que deve; imprudência: quando faz o que não devia
ser feito; imperícia: quando não toma os cuidados
necessários. Para cada profissão liberal existe um Conselho de Classe que
fiscaliza e julga os erros cometidos. Assim, temos: CRM - Conselho Regional de Medicina; CRO - Conselho Regional de Odontologia; OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. Se você se sentir prejudicado pela atuação de um profissional
liberal, denuncie o dano no órgão responsável pela legalização da
profissão que ele exerce. Se for preciso, reclame ao PROCON. Você pode também recorrer a um advogado para defender seus direitos na Justiça. |
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