Voltar

Consumidor e Fornecedor

No direito privado brasileiro, anterior ao CDC, as obrigações entre particulares, salvo aquelas decorrentes da relação de emprego, dividiam-se em dois grandes regimes jurídicos que disciplinavam os atos privados, um geral pelo Direito Civil outro específico pelo Direito Comercial.

 

A compra e venda por exemplo poderia ser civil ou comercial, dependendo do contexto negocial entre as partes envolvidas

 

Com o advento do Código do Consumidor surgiu um terceiro regime jurídico para disciplinar as relações entre pessoas (físicas ou jurídicas) A RELAÇÃO DE CONSUMO.

 

Entretanto, para existir uma relação de consumo é preciso que as partes envolvidas se enquadrem nas condições de consumidor e de fornecedor.

 

O CDC define o Consumidor e o Fornecedor:

Art. 2 Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.

Art. 3 Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestações de serviços.

 

Portanto cumpre observar:

Consumidor - é destinatário final do produto ou serviço.

Fornecedor - é quem exerce atividade de oferecimento de bens ou serviços.

Se um não é fornecedor ou o outro não é consumidor não há relação de consumo.

 

O CDC também definiu o produto e o serviço:

Art. 3º - ...

§ 1º Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.

§ 2º Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.

Uma vez definidas as figuras de consumidor, fornecedor, produto e serviço, por ficção legal, fica mais restrito o campo da interpretação dos juízes e dos juristas, facilitando a solução de conflitos de consumo de forma mais simples, rápida e racional.


Voltar