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Você Pode Reclamar

Bote a Boca no Trombone!

O consumidor pode reclamar de:

 

Alimentação

1.      Falta de higiene em padarias, açougues, supermercados, bares, restaurantes e lanchonetes;

2.      Produtos vencidos, sem data de validade, sem registro ou composição;

3.      Alimentos estragados;

4.      Venda casada (condicionar a compra de um produto a outro);

5.      Sonegação de mercadoria e nota fiscal;

6.      Problemas nas embalagens;

7.      Fraude no peso, qualidade ou volume;

8.      Má conservação e apresentação do produtos.

Saúde

1.      Mau atendimento em hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios médicos e dentários;

2.      Convênios médicos;

3.      Atendimento e desabastecimento em farmácias e drogarias;

4.      Medicamentos;

5.      Produtos de limpeza e cosméticos vencidos, sem data de validade, sem registro, ou que não esclareçam sobre seus perigos potenciais.

Produtos

1.      Má qualidade e falta de segurança de produtos, tais como: brinquedos, eletroeletrônicos, veículos e outros;

2.      Problemas na entrega;

3.      Falta de peças para reposição;

4.      Problemas na embalagem;

5.      Instruções de uso imprecisas.

Serviços

1.      Problemas na qualidade e pagamento de serviços, tais como: assistência técnica, profissionais autônomos (marceneiros, pedreiros, mecânicos etc.), lavanderias, vendas por telefone ou reembolso postal, agências de viagem;

2.      Propaganda enganosa;

3.      Recusa no fornecimento de recibos de pagamento.

Habitação

1.      Problemas com contratos de aluguel residencial, loteamentos, incorporações e construções.

Assuntos Financeiros

1.      Problemas com financiamentos, cartões de crédito, carnês de sorteio, bancos, consórcios.

Como Reclamar

1.      Identifique-se. Queixas anônimas não podem ser encaminhas.

2.      Tenha à mão os dados necessários ao encaminhamento do problema como nome, endereço e telefone do fornecedor, nota fiscal, pedido, contrato e detalhes sobre o produto ou serviço reclamados.

3.      Quando for necessária a análise da documentação faça sua reclamação pessoalmente ou por carta, e não deixe de enviar cópia dos documentos.

Guarde sempre os originais.


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