Leitura Dinâmica
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Existem vários
cursos que prometem ensinar a ler mais rápido, e importante, com melhor
compreensão do texto. Realmente, muitas técnicas
ajudam a melhorar a leitura, mas não se trata de uma fórmula mágica que
permita ao leitor ler mais rápido instantaneamente depois de aprender o método.
Para conseguir resultados, é necessário treinamento e disciplina, assim
como para aumentar a velocidade de digitação. Um curso de Leitura
Dinâmica não se resume a dar um treinamento voltado ao aperfeiçoamento
da velocidade da leitura. Não basta ler mais rápido. O grande problema,
muitas vezes, é que o aluno não consegue memorizar o que lê. Se não é
bom na leitura convencional, também não será bom numa leitura mais rápida.
Por isso, há várias técnicas que visam estimular a concentração, além
de procurar organizar as informações recebidas de modo a facilitar sua
recuperação, estimulando a memória. É preciso saber também
que os possíveis benefícios de um curso de leitura dinâmica quanto à
velocidade de leitura não se aplicam a todos os tipos de livro e texto.
Se o objetivo é ler os grandes mestres da literatura em menos tempo, pode
ser que um curso de leitura dinâmica ajude muito. Porém, em textos nos
quais o objetivo da leitura não é extrair um resumo das idéias do
autor, mas sim analisar os mínimos detalhes da história, a leitura rápida
não cumprirá seu objetivo. Também nos textos científicos e contratos
que exigem atenção redobrada, a leitura rápida não trás benefícios. Portanto, para
ingressar num curso de leitura dinâmica, além de ter consciência dos
seus reais objetivos, deve-se estar preparado para gastar, além do horário
das aulas, um tempo em casa, destinado aos exercícios, que não são
poucos. São treinamentos para estimular a musculatura ocular, aumentar a
concentração e aperfeiçoar a memória. Sem este tempo extra, não há
como obter bons resultados. Para aumentar a
velocidade de leitura, que normalmente é de 150 a 250 palavras por
minuto, os alunos precisam fazer exercícios para estimular a musculatura
ocular. Outra técnica usada é a de passar os olhos pelo texto a uma
velocidade muito superior àquela que se pretende, por exemplo, acima de
1500 palavras por minuto, ainda que sem compreensão. A teoria é que se o
aluno se habituar com essa velocidade, quando baixar para 500 ou 700
palavras por minuto, conseguirá compreender o que está lendo. Para melhorar a concentração no texto e aumentar a retenção das informações lidas, os cursos sugerem que se faça a anotação de algumas palavras ou códigos ao final de cada parágrafo. Para memorizar palavras, seqüências, compromissos etc., a dica é a associação. Associando estas palavras a uma imagem, de preferência de forma meio absurda, fica mais fácil lembrar delas depois. Por exemplo, se o aluno tem que lembrar de levar um envelope com documentos para o trabalho no dia seguinte, é só se imaginar abrindo a porta de casa para sair com um envelope, em vez da chave. O esperado é que, ao procurar a chave de casa para sair ele se lembre do envelope |
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