Direitos e Deveres do Consumidor
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Os
direitos e deveres do Consumidor aqui reproduzidos estão em conformidade
com a IOCU (International Organizational Consumer's Union). Direitos: 1.
Direito à Informação
- Conhecimento dos dados indispensáveis sobre produtos ou serviços para
uma decisão consciente. 2.
Direito a Ser Ouvido -Os
interesses dos consumidores devem ser levados em conta no planejamento e
execução das estratégias e sistemática das organizações. 3.
Direito à Segurança
- Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à
vida ou à saúde. 4.
Direito à Escolha - Opção
entre vários produtos e serviços com qualidade satisfatória e preços
competitivos. 5.
Direito à Indenização
- Reparação financeira por danos causados por produtos ou serviços. 6.
Direito a um Meio Ambiente
Saudável
- Defesa do equilíbrio ecológico para melhorar a qualidade de
vida agora e preservá-la para o futuro. 7.
Direito à Educação para o
consumo - Meios para o cidadão poder exercitar conscientemente sua
função no mercado. 8.
Direito a Bens e Serviços Básicos
- Garantia de acesso à alimentação, saúde, educação e habitação. Deveres: 1.
Dever de informar-se - Informar-se
sobre as condições de mercado e sobre a real adequação dos bens e
serviços oferecidos. 2.
Dever de bem usar - Utilizar
corretamente produtos e serviços que adquire. 3.
Dever de resistência - Resistir
às práticas comerciais agressivas ou fraudulentas. 4.
Dever de cautela - Estar
atento aos termos dos contratos que assina. 5.
Dever de previsão - Planejar
seus recursos. 6.
Dever de responsabilidade - Usufruir,
com responsabilidade, das facilidades de crédito. 7.
Dever ecológico - Preservar
e recuperar o meio ambiente. 8.
Dever de reclamar - Reclamar
quando necessário. Reclamar não é tolice: é um dever social. 9.
Dever de solidariedade
- Ser solidário com os demais. Neste dever de solidariedade
repousa, inclusive, a possibilidade de uma ação capaz de proteger todos
os consumidores, dando-lhes melhores condições de vida. |
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