Compras Via Internet
|
O Brasil é o líder
de negócios de pessoas físicas na internet com 80% de participação no
mercado da América Latina, de acordo com pesquisa da Boston Consulting
Group. As compras de supermercado lideram com 20 a 25% dos negócios. O
baixo custo dos computadores pessoais e a popularização da internet
aliado à globalização da economia, são componentes propulsores desta
nova forma de comércio. No Brasil, o uso do comércio eletrônico cresce
numa escala de 1500% ao ano. Mas esta nova tecnologia é um meio seguro
para os consumidores? Sim, porque a maioria
das empresas que disponibiliza o serviço de venda pela internet usa
tecnologia de segurança SSL em formulários ASP Essa tecnologia
criptografa os dados que o consumidor lança no site da empresa e somente
a chave correspondente no banco de dados da empresa pode decodificar tal
informação. Porém, não há
segurança sem a tecnologia SSL e os dados expostos na rede podem ser
interceptados por um hacker mal intencionado. A interceptação pela
internet é uma pratica de espionagem, feita por usuários altamente avançados
que usam os dados para lesar consumidores e empresas, ou simplesmente
vender as informações privilegiadas a terceiros. Como Comprar - As
compras são feitas da maneira mais simples possível. Na maioria dos
sites, que são verdadeiras lojas virtuais, existem ferramentas de busca
para que o consumidor encontre o produto desejado no estoque da empresa.
Encontrado o produto, ao clicar no link correspondente. o consumidor é
levado a um formulário ASP onde preencherá seus dados pessoais, endereço
para entrega e o número do cartão de crédito. Automaticamente, o cartão
é verificado pelo servidor ASP que autoriza ou veta a compra. Precauções - Antes de comprar, verifique a idoneidade da empresa e há quanto tempo ela está estabelecida no mercado. Como não é assinado nenhum contrato de compra e venda o consumidor corre o risco de receber em sua casa uma encomenda que não pediu, ou ainda, não receba nada. Se isso ocorrer, procure o PROCON para reclamar. |
|