Combustíveis Adulterados
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Gasolina
adulterada é aquela que não está dentro das especificações legais, ou
seja, que possui mais álcool ou mais solventes do que a lei permite.
Apesar da lei fixar em 2% o limite máximo de solvente a ser misturado na
gasolina e em 24% o do álcool, muitos postos não estão respeitando
estes valores. Isso ocorre porque ao adulterar a gasolina aumentando a
mistura de solventes, que são produtos químicos mais baratos, o dono do
posto melhora a rentabilidade do negócio em até 10%. O
lucro fácil para o dono do posto representa, porém, possível prejuízo
para o consumidor. Além do veículo perder desempenho e, conseqüentemente,
consumir mais combustível, o consumidor pode ser obrigado a gastar ainda
mais com uma oficina, já que a gasolina adulterada representa um risco
para o bom funcionamento do carro. O uso freqüente de combustível
adulterado pode causar vários defeitos, dentre eles: 1.
O entupimento da bomba de gasolina que fica no tanque e leva o
combustível até o motor. Com isso, o carro começa a falhar e o motor
"morre" sendo preciso dar a partida várias vezes para o carro
voltar a funcionar. Nesse caso, o conserto fica em torno de R$ 300,00. 2. A corrosão do sistema de injeção eletrônica, que é um conjunto de peças que injetam a quantidade exata de gasolina nos cilindros para o motor funcionar, evitando desperdícios. Se este sistema parar de funcionar, o carro pára também. Um conserto no sistema de injeção eletrônica, custa, em média, R$ 1.500,00 nos veículos populares. 3. Acúmulo de resíduos na parte interna do motor, causado pela queima de gasolina adulterada. Esses resíduos ocupam o espaço de movimentação das peças móveis do motor, dificultando a articulação dessas peças. Os resíduos podem atingir também a bomba de óleo. Os defeitos no motor demoram mais a aparecer, cerca de 5.000 km depois dos primeiros abastecimentos com gasolina adulterada. Se o motor fundir, o conserto não fica por menos de R$ 1.200,00, variando de acordo com o veículo. A
ANP, Agência Nacional do Petróleo, é a responsável pela fiscalização
da rede de distribuidoras e postos de combustíveis, mas para isso conta
com apenas 85 fiscais para inspecionar as 170 distribuidoras e cerca de
23.000 postos. Além disso, a falsificação da gasolina é difícil de
ser detectada. Se a concentração do solvente for inferior a 25%, apesar
de estar muito além do permitido em lei, dificilmente a mistura será
notada. Essa análise só é possível nos melhores laboratórios do país,
o que dificulta ainda mais a fiscalização. Com cerca de um quarto dos postos desrespeitando as normas de composição da gasolina, segundo estimativa do Sindicato das Distribuidoras e Revendedoras de Combustíveis, a ANP aconselha o consumidor a procurar as grandes redes, que segundo ela, são as mais confiáveis. |
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