Dicas do Ministério da Justiça
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Cartão de Crédito Pesquise antes de adquirir o seu cartão
de crédito e escolha o que satisfaça às suas necessidades ou o que
ofereça serviços mais vantajosos. Examine com cuidado o contrato que você
irá fazer com o banco antes de assiná-lo. Preste muita atenção às cláusulas que
limitam ou excluem os seus direitos, que devem estar redigidas em
destaque, para facilitar a sua identificação. Cartão não Solicitado Se você receber um cartão, sem ter
pedido, rasgue-o imediatamente. Escreva para a administradora e peça para
cancelar o cartão. O CDC proíbe o envio de produto ao consumidor sem
solicitação prévia. Avise a um órgão do consumidor, dando o
nome e endereço da administradora que enviou o cartão. Cartão Roubado ou Extraviado Se o seu cartão for roubado, telefone
logo para a administradora do cartão e conte o que aconteceu. Anote o nome de quem lhe atendeu, a hora
que você ligou e o código de atendimento. Faça uma reclamação por escrito e um
Boletim de Ocorrências. Depois que você avisou a administração
e seu cartão foi bloqueado, você não é mais responsável pelas compras
feitas após haver tomado estas providências. Se mesmo assim você for cobrado, procure
a Justiça, ou um órgão de defesa do consumidor. Mas, cuidado! Você poderá ter que pagar
tudo desde o momento que foi roubado até a hora que avisou a
administradora. Não perca tempo. Avise logo a administradora. Cobrança Indevida Tenha o cuidado de guardar todas as
faturas e notas de compras. Se aparecer a cobrança de um produto que
você não comprou ou se um valor for cobrado mais de uma vez, avise à
administradora do cartão. Anote o nome de quem lhe atendeu, o horário
que você ligou e o código de atendimento. Junte e guarde as cópias da fatura e
notas de compra. Escreva para a administradora dizendo
como você deseja que o problema seja solucionado. Se mesmo assim não conseguir resolver o problema, procure um órgão de defesa do consumidor. |
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